No hay una imagen disponible
A Boa Vista de Gustavo Adolfo Gonçales e Souza (1818 – 1899)
 Autor: Cardoso, Vasco  Categoría: Actas Congreso  Editorial: Universidade do Porto  Fecha: 2019  Páginas: 20  Lugar: Porto (Portugal)  Idioma: Portugués Etiquetas:Adolfo Gonçales | cartografía | Descarga
Descripción:

Páginas 107-127.

Em anterior ediça o do Simpo sio Luso-Brasileiro de Cartografia Histo rica apresentou-se um trabalho em que se destacava a resoluça o dada pelo engenheiro civil da Ca mara Municipal do Porto, Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1838-1899), ao difí cil traçado da rua de Oliveira Monteiro, no Porto – uma rua que solucionaria o estreitamento existente num troço irregular da Estrada Real n.º 2, do Porto a Po voa de Varzim1, tornando-o urbano.

Ao presente VIII Simpo sio Luso-Brasileiro de Cartografia Histo rica desvelam-se resultados preliminares de estudo em curso em que se procura averiguar sobre hipo tese de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza, enquanto engenheiro principal da edilidade, poder ter trazido para o Porto o que aparenta ser a influe ncia do urbanismo que moldou Paris de oitocentos, com Haussmann. A confirmar-se a hipo tese, interessara entender as razo es para tal, bem como o modo como, e porque , puderam, ou na o, essas influe ncias integrar-se na forma urbana, face a circunsta ncia da cidade do Porto. Assim, trabalha-se para melhor se entender a construça o da forma urbana no Porto do se culo seguinte. No final deste texto, revelar-se-a um exemplo de aplicaça o do rigor metodolo gico a geraça o da forma urbana. Trata-se de uma pra tica filiada na engenharia polite cnica francesa, um ramo do saber e do fazer, determinantemente ativo na elevaça o da França industrializada. A aplicaça o desse rigor, expresso em desenho, na o tera descurado a circunsta ncia particular da cidade e sociedade portuense.

En: Actas VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.