Configuração de modelos gráficos na representação do território

Representações, Desenhos e Imagens do Território

Ciclo de conferencias abiertas. Del 4 de marzo al 13 de mayo de 2019. Oporto (Portugal).

18 de marzo | Inmaculada López Vilchez

Esta conferencia nos conduce por un camino visual a través de los recursos y sistemas visuales que han conformado los modelos actuales de representación del territorio. En este camino evolutivo, se poduede comprobar cómo los procedimientos se fueron haciendo cada vez más complejos, requiriendo una precisión cada vez mayor, lo que, como consecuencia, determinó la evolución y mejora de las representaciones.

Simultáneamente y de la misma manera, estas representaciones se volvieron homogéneas y generales, al emplear códigos comunes que también se convirtieron en códigos universales.

En este recorrido, encontraremos a muchos protagonistas que supieron incorporar los conocimientos provenientes de especialistas de las más diversas disciplinas: artistas y pintores, ingenieros y arquitectos, topógrafos, geógrafos, topógrafos, … Así, los protagonistas supieron dar respuesta de la forma más específica posible, las necesidades de resolver las imágenes.

Configuração de modelos gráficos na representação do território
Configuração de modelos gráficos na representação do território
Configuração de modelos gráficos na representação do território 1

04 março | Matthew Rangel
18 março | Inmaculada López Vilchez
01 abril | Jorge Gaspar
23 abril | João Ferrão
13 maio | Virgílio Lopes

A Universidade do Porto, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento apresentam, no âmbito da Unidade Curricular InovPed “Representações, Desenhos e imagens do território” e do projeto “Drawing in the University Today”, um ciclo de Conferências Abertas, da responsabilidade dos Departamentos de Desenho da FBAUP, Vasco Cardoso, Geografia da FLUP, Mário Gonçalves Fernandes, e Engenharia Civil da FEUP, Carlos Rodrigues.

Trata-se de um programa de cinco conferências, de livre acesso, a serem proferidas por cinco oradores convidados. Os conferencistas apresentarão e debaterão as representações que existem, ou se controem, sobre o território, no seu campo de atividade.
No programa deste ciclo de conferências fica expressa a intenção de se promoverem leituras transversais sobre o território. Para tal, contar-se-á com os contributos do Desenho, da Topografia, da Cartografia, da Geografia, da Política e da Arqueologia, pela visão abrangente e dinâmica que têm sobre os territórios.
São dois os propósitos destes eventos. Em primeiro lugar, pretende-se semear, nos estudantes, contributos para a fundação e desenvolvimento dos seus próprios projetos de construção gráfica acerca do território. Em segundo lugar, dentro da Terceira Missão da Universidade do Porto, pretende-se divulgar e cativar o cidadão para a importância do território enquanto espaço comum, partilhado, através do conhecimento das representações que cada um tem e projeto, individualmente, ou em grupo.
As Conferências Abertas decorrerão entre março e maio de 2019, em diferentes espaços da cidade do Porto, que quiseram associar-se à iniciativa, como nossos parceiros, engrandecendo-a.

Organização
Vasco Cardoso (i2ADS/FBAUP)
Mário Gonçalves Fernandes (CEGOT/FLUP)
Carlos Rodrigues (CITTA/FEUP)

Apoios
Universidade do Porto
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.